O bruxismo é um ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes durante o dia ou até mesmo dormindo. Porém, apesar de muitas pessoas não conhecerem, o bruxismo é mais comum do que se imagina.
A consequência mais frequente dessa doença é o desgaste dentário. No entanto, em casos mais graves podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na ATM (articulação temporomandibular).
Como saber se tenho Bruxismo?
Quando a pessoa range os dentes durante a noite faz um barulho bem característico que pode até acordar uma pessoa que esteja dormindo junto!
Uma pessoa com bruxismo também pode ter dores nos músculos que usa para mastigar, dor no pescoço e dor de cabeça ao acordar. Além disso, a sensibilidade nos dentes e cansaço ao acordar de manhã podem ocorrer. Precisamos lembrar que: sentir dor nunca é normal! Então se essas dores estiverem mais frequentes e intensas, você pode estar com bruxismo!
Outros sintomas muito comuns são dor e zumbido no ouvido, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono.
Quando a pessoa não tem esses sintomas mais graves ou não observa os mais leves, elas descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado quando fazem um exame dental rotineiro.
O que causa o Bruxismo?
A disfunção pode estar ligada a fatores genéticos, vida estressante, ansiedade e algumas medicações. Problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca e problemas no sono também podem causar a doença.
Qual é o tratamento?
O tratamento mais adequado para o seu caso vai depender muito da origem do seu bruxismo. Na consulta com seu dentista ele poderá examinar seus dentes e fazer algumas perguntas para então poder te sugerir alguns tratamentos. Entre eles estão:
1. PLACA DE BRUXISMO
Um dos tratamentos mais recomendados é a Placa de Bruxismo. Estas placas são feitas sob medida para cada pessoa e servem para proteger os dentes, já que a disfunção pode destruir a estrutura dos dentes!
Existem dois tipos de materiais que podem compor a placa: acrílico e silicone. Porém, já foi comprovado que a mais eficaz para o tratamento de bruxismo é aquela feita de resina acrílica rígida.
A placa de silicone além de não impedir o ranger dos dentes, pode também ser perfurada facilmente e não proporcionar estabilidade para a musculatura mastigatória.
2. TOXINA BOTULÍNICA
Ainda não se sabe ao certo a causa do bruxismo. Mas uma coisa é certa, o apertamento ou ranger dos dentes acontece devido a uma alteração causada no sistema nervoso central. Por esse motivo, a toxina botulínica vem a ser uma ótima alternativa de tratamento, pois ela age diretamente nessa alteração.
A toxina botulínica inibe a atividade intensa, reduzindo, assim, a contração muscular. Uma grande vantagem desse tratamento é que como a toxina age diretamente no músculo, seu efeito é constante (24/dia), impedindo assim maiores desgastes nos dentes e potenciais fraturas.
3. CORREÇÃO DA MORDIDA
Quando o bruxismo é consequência de um problema de alinhamento da mordida, o tratamento mais adequado pode ser o uso de aparelhos ortodônticos ou restaurações.
4. TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
Como o estresse e a ansiedade podem causar bruxismo, em alguns casos, técnicas de relaxamento, como massagens e aplicação local de panos quentes, podem minimizar os efeitos dessa disfunção.
Pingback: Dor de dente: o que fazer? - Mega Prime Odontologia Integrada