Atualmente existem diferentes tipos de aparelho ortodôntico. Para cada caso de melhoria do alinhamento dos dentes existe um modelo mais adequado. Além disso, hoje em dia existem opções de diferentes tipos de aparelho ortodôntico, que atendem todos os perfis de pacientes e bolsos.
Por essa razão, é cada vez maior o número de pessoas que procuram por esse tratamento. E, como existem dos modelos mais tradicionais aos mais modernos, essa procura aumentou muito, inclusive de pessoas mais velhas. Afinal, ter o sorriso metálico não é mais a única opção que se tem hoje.
6 diferentes tipos de aparelho ortodôntico
Enfim, vamos conhecer 6 dos modelos mais utilizados de aparelhos ortodônticos?
1. Aparelho Ortodôntico Metálico
Primeiramente temos o aparelho metálico. Neste tratamento o dentista cola o bracket (peça metálica) no dente e as borrachinhas coloridas têm a função de prender o fio ao bracket.
Existem diversas cores de borrachinhas que os pacientes podem escolher, sendo elas trocadas normalmente em cada consulta de manutenção pelo profissional.
Por último, o custo desse aparelho é relativamente mais baixo do que outros tipos. Além disso, esse modelo faz sucesso entre crianças e adolescentes, pois tem a possibilidade de mudar as cores das borrachinhas a cada consulta.
2. Aparelho Estético
Neste tratamento se utiliza um bracket de policarbonato, porcelana ou safira. Em função dos brackets serem transparentes, esse aparelho proporciona maior estética e beleza ao sorriso do paciente.
Nesse sentido, é muito comum o ortodontista indicar o aparelho estético para pacientes que querem corrigir o desalinhamento dos dentes, mas não querem deixar de lado a estética e aparência.
3. Aparelho Autoligado
Quando a escolha é o aparelho autoligado, o bracket é colado ao dente e não se utilizam borrachinhas coloridas. Neste caso, um clipe de abrir/fechar é que prende o fio ao bracket.
Em determinados casos, o tratamento com o aparelho autoligado pode ser mais rápido que o aparelho convencional. Isso porque, existe um atrito menor entre braquetes e fio, fazendo com que a movimentação dentária seja mais rápida e natural.
Além disso, o acúmulo de bactérias no aparelho diminui, evitando o surgimento de cáries, tártaro e mau hálito. Por fim, por serem mais práticos podem diminuir também o tempo de consulta odontológica.
4. Alinhadores Transparentes
Os alinhadores transparentes, também chamados de “aparelhos invisíveis”, são um dos aparelhos mais modernos e com maior demanda atualmente.
Neste tratamento não existe a necessidade de uso de brackets e elásticos. Ou seja, o ortodontista confecciona uma série de placas transparentes e removíveis e o paciente necessita retirá-las apenas para alimentação e higiene.
Assim, o aparelho invisível, além de ser confortável e prático, é super discreto. O que faz com que o investimento valha a pena!
5. Aparelho Móvel
Por fim, o aparelho móvel, que também chamamos de contenção ortodôntica móvel, é muito utilizado quando o paciente está finalizando o tratamento ortodôntico com o objetivo de garantir a manutenção dos resultados alcançados.
Pingback: Dor de dente: o que fazer? - Mega Prime Odontologia Integrada
Pingback: Harmonização Facial: o que é e quanto custa. - Mega Prime Odontologia Integrada
Pingback: Bruxismo: o que é? - Mega Prime Odontologia Integrada